O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai estender a educação ao concelho de Chaves, com a criação da “Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar”. A decisão foi aprovada ontem no Conselho Geral sob proposta da direção.
De forma provisória, a nova escola vai funcionar em três espaços distintos: no Laboratório Colaborativo do “AquaValor”, na Escola Profissional de Chaves cedida pelo município e nas instalações das Termas de Vidago – adotando, esta última, o nome “Campus da Água”.
Focada na Hotelaria e Bem Estar, a escola pretende, assim, reunir recursos e valorizar o cluster da água e do termalismo, bem como atrair e fixar jovens locais e internacionais. Os três cursos já aprovados são Direção Hoteleira, Restauração e Fisioterapia e Termalismo – áreas de elevada importância para o bom funcionamento do Turismo nas Termas de Chaves. Além destes três, o IPB vai manter os vários Cursos Técnicos Superiores Profissionais que já leciona na cidade flaviense.
Porém, falta, ainda, a aprovação da homologação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do qual se espera uma resposta positiva, uma vez que que a CIM do Alto Tâmega aprovou o projeto por unanimidade.
Jornalista: Catarina Moscoso