O restaurante mirandelense é um dos finalistas regionais para cada uma das sete categorias. O público já pode votar para eleger os pratos que melhor representam a “cozinha portuguesa do futuro”.
O Bem Bô encontra-se nomeado na categoria “Peixes e mariscos” com Rabos de polvo das bruxas. Sónia Carvalho é a autora do prato, onde são utilizados os seguintes produtos endógenos: Azeite de trás-os-montes, Vinho do Porto, Amêndoa do Douro, Vinho região demarcada do douro, Compota de figos (pingo de mel), Malagueta (guindilha), Tomate, Cebolinhas, Vinagre de vinho tinto. A G Pousada, em Bragança, e o Cais da Villa, em Vila Real, também estão a concorrer.
O concurso “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” avança para a próxima fase em Julho e Agosto, com duas eliminatórias por categoria e com dez participantes cada. As 14 eliminatórias serão transmitidas em direto na RTP1 e na RTP Internacional e a votação é feita por chamada telefónica (sistema IVR, com um custo de 0,60€ + IVA por chamada).
Em cada eliminatória vão ser apurados os três pratos mais votados, que passam diretamente às Pré-Finais, disputadas por 49 candidatos.
Estão a concorrer 140 receitas, sete por região, 20 por cada uma das temáticas: Petiscos, Pratos Vegetarianos, Pratos Veganos, Peixe e Marisco, Pratos de Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.
Recorde-se que em 2011 a Alheira de Mirandela ficou em primeiro lugar no mesmo concurso, sendo eleita como uma das “7 Maravilhas da Gastronomia Nacional”.
Jornalista: Rita Teixeira