Se na semana passada, o concelho de Bragança tinha ficado a 8 casos de ultrapassar a fasquia dos 120 casos por cada 100 mil habitantes – patamar definido pelo Governo para um concelho ficar em alerta e voltando a repetir na semana seguinte, dar um passo atrás no desconfinamento – agora, uma semana depois, segundo os dados divulgados, hoje, pela DGS, Bragança registou 40 novos casos de covid-19, entre 13 e 26 de maio, o equivalente a 119 casos por 100 mil habitantes.
Bastava mais um novo caso e o concelho brigantino ficaria em alerta durante uma semana.
Nos restantes concelhos a situação foi bem mais calma, ficando todos abaixo dos 65 casos por cem mil habitantes e três deles ficaram mesmo a zero: Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro.
No total, em 14 dias, o distrito registou 60 novos casos, 40 deles no concelho de Bragança.
Entretanto, o boletim das autoridades de saúde do distrito que reporta a situação epidemiológica da pandemia, à data de hoje (28 de maio), indica que, nas últimas 24 horas, foram detetados 4 novos casos de infeção por Sars-Cov-2. três no concelho de Bragança e 1 no concelho de Mirandela.
Já os recuperados foram cinco. sendo três deles no concelho brigantino, mais um em Macedo de Cavaleiros e outro em Miranda do Douro que deixou de ter casos ativos.
No distrito, há agora 32 casos ainda ativos, menos um do que ontem, distribuídos por quatro concelhos: Bragança tem 18, Macedo de Cavaleiros regista 7 casos, Mirandela 5 e Vimioso 2.
Jornalista: Fernando Pires