A campanha nacional de recolha de alimentos começa hoje e decorre até 6 de junho.
através da disponibilização de vales em supermercados e de donativos “online”.
O Banco Alimentar contra a Fome anunciou que a recolha de alimentos arranca no dia de hoje, 27 de maio, através da disponibilização de vales em supermercados e de donativos “online”, que este ano se realiza sem os habituais voluntários.
O lema da campanha é “À mesa há sempre lugar para mais um” e passa por sensibilizar a população na ajuda a famílias carenciadas, com o objetivo de ajudar essas mesmas a se alimentarem todos os dias.
A participação pode ser feita através de vales de produtos disponíveis até 31 de maio nas caixas dos supermercados, pela modalidade Ajuda Vale já utilizada em campanhas anteriores.
Cada vale possui um código de barras próprio que vai estar associado aos produtos que são para doar. O Banco Alimentar disponibiliza de igual forma o portal online de doação, onde é possível escolher bens perecíveis.
Segundo a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2020, foram distribuídas quase 25 mil toneladas de alimentos (aproximadamente 41,2 milhões de euros), que em média significa 165 toneladas por dia útil, pelos 21 Bancos Alimentares de Portugal.
Em parceria com cerca de 2.700 instituições e entidades, acompanhadas pelo Banco Alimentar da respetiva região, os bens recolhidos contribuíram para a alimentação de 450 mil pessoas carenciadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.
Por: Inês Fernandes
Foto: José Carmo / Global Imagens
Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)