Festival da Alheira de Mirandela, no próximo sábado, assinalado com refeições em modo take-away, do famoso enchido de fumeiro ex-libris da cidade, a um preço simbólico. Reservas já começaram.
Uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa à sua mesa por apenas um euro.
É a proposta da Associação Comercial e Industrial de Mirandela para o próximo sábado, no festival da Alheira de Mirandela IGP (Indicação Geográfica Protegida), uma das iniciativas que serve para assinalar a 22ª edição da feira da alheira que este ano, devido à pandemia, está apenas a decorrer através da plataforma digital de vendas online, o mirandelamarket.pt
Os produtores de alheira de Mirandela IGP vão entregar gratuitamente a 38 restaurantes aderentes, 1140 alheiras – 30 a cada restaurante – para poderem confecionar o enchido de fumeiro ex-libris de Mirandela com o devido acompanhamento.
Os interessados em degustar esta refeição devem fazer a reserva, entre esta segunda e a próxima quarta-feira, através dos contactos telefónicos da ACIM ou por correio eletrónico, indicando qual o restaurante preferido e depois é só levantar a refeição no próximo sábado, entre as 11,30 e as 13 horas.
“Pretendemos dar um ar de festas que a feira merece, mas também, aproveitando a fase menos boa que estamos a atravessar, ajudar a dinamizar a restauração, dentro do que é possível, que tanto precisa da ajuda de todos, e estamos muito satisfeitos com a adesão de 38 restaurantes do concelho”, adianta Filipe Carvalho, dirigente da ACIM.
Os restaurantes recebem 4,5 euros por cada refeição – 3,5 euros suportados pela organização e 1 euro pelo consumidor – sendo que o máximo por restaurante é de 30 refeições. No máximo, cada restaurante aderente pode receber 135 euros.
Até ao próximo domingo, também está a decorrer o passatempo “Uma alheira Super Modelo” em que a ACIM convida a população a enviar fotos em que a figura principal seja a alheira de Mirandela em diversos contextos. “É uma novidade interessante e divertida para sair um pouco desta onda negativa que estamos a viver”, conta o dirigente associativo. O vencedor será conhecido através de uma votação no facebook da ACIM e recebe 100 euros.
Também até domingo, decorre o passatempo “Liberta o Chefe que há em ti”, em que a proposta é confecionar uma refeição em que a alheira seja o ingrediente principal e enviar a foto para a ACIM. “Podemos até descobrir aqui um novo chefe, quem sabe”, vaticina. Há três prémios, o primeiro é de 100 euros.
São as várias iniciativas para assinalar a feira da alheira de Mirandela, um certame conjunto entre a entidade gestora da Alheira, a ACIM, a Câmara Municipal e a Confraria da Alheira de Mirandela.
Este ano num formato diferente devido à pandemia, com as vendas online através da plataforma digital “mirandelamarket.pt”
Jornalista: Fernando Pires