No ano em que se assinala o 49º aniversário do 25 de abril, o município de Mirandela, em parceria com várias entidades do concelho, vai marcar a data com concertos, sessões solenes e diversos momentos culturais.
No dia 24 de abril, dia que antecede o feriado nacional, a zona pedonal da Rua da República vai transformar-se num espaço dedicado à “liberdade para ler”. A Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel vai promover clubes de leitura onde miúdos e graúdos terão a oportunidade de ler os livros que se vão encontrar num estendal, entre as 09h30 e as 17h.
Também na biblioteca vai estar disponível uma exposição de livros que estiveram proibidos de ler durante o período da ditadura do Estado Novo, com especial destaque o livro de Sarmento Pimentel, “As memórias do capitão”.
O serão do dia 24 vai encerrar com o reconhecimento do músico Rão Kyao a Zeca Afonso onde irá recriar vários dos seus êxitos. O concerto vai decorrer no Centro Cultural de Mirandela, às 21h30, e tem um custo de cinco euros.
Já no dia seguinte, dia 25 de abril, vai decorrer, no Paço dos Távoras e no Centro Cultural de Mirandela, as cerimónias de hastear de bandeiras e uma sessão da Assembleia Municipal com o acompanhamento musical da ESPROARTE, que também vão estar presentes na Rua da República.
Na parte da tarde, os alunos da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela vão reunir vários artistas de diferentes culturas (música, escultura, pintura e multimédia) de forma a celebrar a liberdade conquistada pelo povo português.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N