O último boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança indica que há menos 85 casos ativos do novo coronavírus, quando comparado com o boletim conhecido ao final do dia de sexta-feira passada.
É o resultado dos 185 pacientes recuperados que foi superior ao número de novos casos, que se ficou pela centena.
Nos últimos três dias, o concelho de Mirandela teve cerca de duas dezenas de recuperados e uma dezena de casos positivos, mas o “saldo” é favorável com menos 8 casos ativos da doença.
Como não é possível quantificar com precisão, no boletim diário, onde aconteceram os novos casos e os pacientes recuperados, podemos utilizar como comparação os casos ativos, na passada sexta-feira e aqueles que se registam à data de hoje nos 12 concelhos.
Em quatro deles há um aumento de casos ativos: Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro, ambos com mais 7. Vimioso com mais 3 e Vila Flor com mais 2 casos ativos, face ao que acontecia na passada sexta-feira.
Os restantes 8 concelhos registaram uma diminuição de infetados, com destaque para Bragança que tem menos 54 pessoas com a doença ativa. Segue-se Freixo de Espada à Cinta com menos 17. Torre de Moncorvo com menos 9.
Mirandela regista uma diminuição de 8 casos ativos. Alfândega da Fé menos 7. Vinhais tem menos 6. Mogadouro reduziu 2 casos ativos e Carrazeda de Ansiães tem menos 1.
Até agora, foram confirmados no distrito de Bragança um total de 3539 casos. Estão recuperados 2316 pacientes. Há 71 mortes e restam 1152 pessoas infetadas.
Confira os números de casos ativos em cada concelho:
BRAGANÇA 389
MACEDO 170
MIRANDELA 166
FREIXO 119
MIRANDA 96
MONCORVO 66
ALFÂNDEGA 49
MOGADOURO 32
VIMIOSO 32
VINHAIS 17
VILA FLOR 10
CARRAZEDA 5
Jornalista: Fernando Pires